CLIC - Clínica Internacional da Coluna

Brasília - Salvador - Ilhéus - Chapada Diamantina

As Estruturas da Coluna

entendaseucorpo colunavertebralA coluna vertebral é formada por um grupo de ossos, chamado vértebras, separadas entre si pelos discos. Os discos servem para absorver os choques entre as vértebras e as articulações. Há também um intricado sistema de ligamentos, tendões e músculos ligando uma vértebra à outra.

As articulações e os discos permitem a coluna a se dobrar,  torcer e a absorver choques. Ela tem 4 curvas naturais, que ajudam a distribuir uniformemente  os estresses que acontecem nas atividades do dia a dia - de sentar, andar, correr, levantar e carregar peso.

Visto de lado tem a forma de um “S”.  A coluna é que sustenta metade do peso do nosso corpo. Os músculos a outra metade. 

A importância da coluna vertebral é que por dentro dela passa a medula espinhal. De cada lado da vértebra saem os nervos, que vão ser distribuídos para todo o corpo. Cada nervo é responsável por uma parte do corpo. O cérebro manda uma mensagem que vem através da medula e saem pelos nervos e vão para a área que este nervo é responsável. Este órgão ou músculo vai mandar de volta a mensagem para o cérebro pelo mesmo caminho. O cérebro, medula e nervos são responsáveis pelo movimento, por exemplo, porque eles mandam a mensagem para os músculos.

Há quatro partes da sua coluna:

  • A coluna cervical ou pescoço
  • A coluna torácica ou costas
  • A coluna lombar, abaixo da cintura
  • Sacro e Cóccix, ligados para ser parte da pélvis

A coluna cervical protege a medula oblongata que é o centro reflexo muito importante, que regula a batida do coração, o diâmetro dos vasos sanguíneos, engolir,  vomitar, tossir, espirrar e soluçar. A maioria dos 12 pares de nervos craniais se origina no tronco encefálico e controlam entre outras coisas: o equilíbrio e audição, sabor, deglutição, salivação, o sistema digestivo, os músculos da cabeça e pescoço e da língua.

Você pode entender agora porque qualquer desalinhamento nas vértebras do pescoço, podem afetar os nervos e algumas áreas inervadas por eles podem passar a não funcionar corretamente.

 

 

 

 

 

 

Coluna Interativa da CLIC

Clique na imagem para acessar
a Coluna Interativa da Clic
colunainterativa

Novidades

O Travesseiro O Travesseiro O travesseiro não deve ser nem muito alto, nem muito baixo....
Sistema Nervoso Sistema Nervoso O sistema nervoso se parece com uma árvore suspensa pela ra...
Como Pegar Peso Como Pegar Peso A maneira correta de levantar qualquer peso é manter a...

Para novos pacientes

Brochure: Overview of core services

Cras aliquet odio sed nulla euismod eleifend. Quisque volutpat mauris sed orci luctus aliquet ullamcorper sapien molestie.

Nullam Updated pricelist

Etiam non rhoncus odio. Morbi purus odio, vestibulum vitae facilisis quis aliquam a quam.

Convênios e Parceirias

       logo       logo para site