CLIC - Clínica Internacional da Coluna

Brasília - Salvador - Ilhéus - Chapada Diamantina

História da Quiropraxia

A Quiropraxia foi desenvolvida  em Davenport, Iowa em 1895, por Daniel David Palmer. Ele não tinha uma formação ou treinamento profissional, mas lia, estudava muito e recebia as revistas médicas da época. Aqueles que estudaram as suas obras concluíram que ele era admiravelmente bem informado nos principais avanços da anatomia e fisiologia na Europa e América do Norte. Ele fundou a Escola Palmer de Quiropraxia em Davenport em 1897, que continua sendo uma das principais Escolas de Quiropraxia da atualidade.

A profissão de Medicina não havia atingido a posição dominante e respeitada que ocupa atualmente.  Isto somente aconteceu nos Estados Unidos, depois que o relatório Flexner, em 1910, condenou a maior parte do ensino médico acarretando uma reformulação em todo o sistema.

A Quiropraxia foi apenas um dos vários novos grupos que surgiram naquela época, junto com a Osteopatia, Naturoterapia, etc. Ela provou ser um dos mais fortes sobreviventes desta linha de tratamento e atualmente é ensinada e praticada em todo o mundo.
(Transcrição livre do livro Quiropraxia – uma Profissão na Área de Saúde)

DATAS
1895 D.D. Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.

1897 A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.

1913 Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.

1923 Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992.

1933 O “Conselho de Juntas Estatais de Examinadores da Quiropraxia” (Council of State Chiropractic Examining Boards) é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Foi renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” (Federation of Chiropractic Licensing Board – FCLB) em 1974.

1939 O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.

1944 A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quiropraxia” (Foundation for Chiropractic Education and Research – FCER) é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa.

1963 O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” (National Board of Chiropractic Examiners – NBCE) é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados.

1974 O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” (Council on Chiropractic Education – CCE) é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia.

1979 A “Quiropraxia na Nova Zelândia” - o relatório da “Comissão Neo-Zelandeza de Inquérito sobre a Quiropraxia” é publicado. Essa foi a primeira comissão governamental judicial, ouvindo evidências sob interrogatórios cruzados, quando examinando pacientes, quiropraxistas, médicos e outros, quanto ao papel da profissão de Quiropraxia. As recomendações da comissão endossam firmemente os serviços da Quiropraxia e pedem a cooperação da Medicina. O relatório tem um tremendo impacto internacional.

1987 Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente.

1988 A Federação Mundial de Quiropraxia” (World Federation of Chiropractic – WFC) é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações Nacionais de Quiropraxia em mais de 90 países, passa a ter relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma Organização não Governamental (ONG), em janeiro de 1997.

1993 O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda o papel fundamental da Quiropraxia para os pacientes com dores nas costas. Isto foi baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes. O Realtório conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem.

1994 Painéis de especialistas financiados pelo Governo para desenvolver regras baseadas em evidências para o tratamento de pacientes com dores nas costas nos Estados Unidos (“Agência para Política de Tratamento da Saúde e Pesquisa”- “Agency for Health Care Policy and Research”) e no Reino Unido (“Grupo orientados de Diretrizes Clinicas” - (Clinical Standards Advisory Group) proporcionam os primeiros relatórios afirmando que a manipulação é um tratamento comprovado e preferido para a maioria dos pacientes com dores lombares agudas.

1996 O Governo dos Estados Unidos inicia um financiamento oficial para uma Agenda Sistemática de Pesquisa em Quiropraxia através do Instituto Nacional de Saúde.

1998 O primeiro ano em que houve mais escolas de quiropraxia fora dos Estados Unidos (17), do que nos Estados Unidos (16). Em 2007 havia 23 escolas reconhecidas fora dos Estados Unidos, mais recentemente, as escolas no Japão, Malásia e Espanha (2007).

2002 O Congresso dos EUA introduz os serviços de quiropraxia no sistema de saúde militar, em seguida, em 2004, a todo sistema de saúde de Administração dos Veteranos.

2005 A OMS publica as “Diretrizes da OMS sobre Treinamento Básico e Segurança em Quiropraxia”, recomendando padrões educacionais para o reconhecimento e regulamentação dos serviços de quiropraxia em todos os países membros. Até 2009 estas Diretrizes foram impressas em Árabe, Chinês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Indonésio, Japonês, Coreano, Português, Espanhol e Turco.

Coluna Interativa da CLIC

Clique na imagem para acessar
a Coluna Interativa da Clic
colunainterativa

Novidades

Visitas Regulares Visitas Regulares  Após o investimento de tempo na primeira visita&nbs...
O Travesseiro O Travesseiro O travesseiro não deve ser nem muito alto, nem muito baixo....
Evento dia 31 de outubro Evento dia 31 de outubro "No último dia 31 a equipe da CLIC participou da Semana d...

Convênios e Parceirias

       logo       logo para site