CLIC - Clínica Internacional da Coluna

Brasília - Salvador - Ilhéus - Chapada Diamantina

Educação e Pesquisa

Educação

A formação de Quiropraxia é estabelecida através de padrões internacionais comuns de ensino que foram definidos por uma rede de agências de acreditação, que começou com o Conselho de Educação em Quiropraxia dos EUA (Council on Chiropractic Education – CCE), reconhecido pelo Instituto de Educação dos EEUU desde 1974. Estas agências estão agora representados pelo Conselho de Educação em Quiropraxia Internacional (Councils on Chiropractic Education International – CCEI).

Requisitos de admissão variam - em muitos países é exigido um mínimo de 3 anos de créditos universitários.

O programa profissional de Quiropraxia consiste em um mínimo de 4 anos letivos em tempo integral (4.200hs) e, em muitos países, é conferido o grau de bacharelado, licenciatura, mestrado ou equivalente.

Em vários países para se obter a licença para trabalhar é necessário continuar a formação clínica de pós-graduação e/ou fazer exames para obter o registro profissional. As especialidades de pós-graduação incluem, entre outras: Ciências Quiroprácticas, Ortopedia, Pediatria, Neurologia, Radiologia, Reabilitação e Quiropraxia Esportiva.

No passado, a maioria dos quiropraxistas se formavam em escolas norte-americanas. Agora, existem faculdades na Austrália(3), Brasil(2), Chile(1), Canadá(2), Coréia(1), Dinamarca(1), Espanha(2), França(1), Japão(1), México(2), Nova Zelândia(1), Reino Unido(3), África do Sul(2), Suíça(1) e Tailândia(1), bem como nos EEUU(18).

Na América Latina estas são as Instituções Universitárias que tem o programa de quiropraxia, até este momento:

Há vários outros países que estão atualmente desenvolvendo novos programas universitários, como por exemplo, Argentina, Chile, China e Itália.

Pesquisa

Há provas substanciais demonstrando a segurança e a eficácia do tratamento quiroprático para pacientes com os problemas mais freqüentes, vistos na prática de quiropraxia, e que são altamente prevalentes na população. A saber:

Dor Lombar: Diretrizes para a Prática Clínica Baseadas em Evidências, desenvolvida a partir de comissões multidisciplinares de peritos internacionais, endossa o tratamento com a quiropraxia para dor lombar aguda e crônica não específica, com a recomendação de manipulação da coluna vertebral, analgésicos leves, exercício e retorno precoce às atividades, como a maneira mais eficaz de tratamento para a maioria dos pacientes. Repouso depois de 2 dias, terapias passivas com máquinas, medicamentos e injeções de esteróides, não são recomendados por conta da ineficácia e / ou efeitos colaterais. O tratamento deve seguir um modelo bio-psicossocial (p.ex. Diretrizes Europeias sobre Dor Lombar - European Back Pain Guidelines www.backpainEurope.org).

Dor no Pescoço: Diretrizes para a Prática Clínica Baseadas em Evidências, desenvolvidas  a partir de semelhantes grupos multidisciplinares de peritos internacionais (p.ex. Quebec Task Force on Whiplash, 1995, Bone and Joint Decade Neck Pain Task Force) apoiam tratamento semelhante para a dor não específica do pescoço, a segunda maior causa de incapacidade músculo-esqueléticas, depois da dor lombar, nos países desenvolvidos.

Dor de Cabeça: Pesquisa executadas por quiropraxistas, médicos e odontológos, durante a década de 90, identificou as estruturas na coluna cervical que causam muita dor de cabeça, anteriormente diagnosticadas como cefaléia tensional ou enxaqueca e, agora, identificada como cefaléia cervicogênica pela Sociedade Internacional de Cefaléia (International Headache Society). Ensaios clínicos já comprovaram que a quiropraxia é eficaz para pacientes com cefaléia cervicogênica.

Integração

Os serviços de quiropraxia estão hoje ampla e totalmente integrados junto com outros serviços médicos de saúde convencionais, em muitos países. Vamos citar so dois exemplos para ilustrar:

  • Na Universidade do Sul da Dinamarca (University of Southern Denmark), os estudantes de Medicina e Quiropraxia completam juntos os tres primeiros anos de estudo em ciencias básicas, antes de se separarem indo cada um para a sua área específica.
  • Nos Estados Unidos, os serviços de Quiropraxia estão disponíveis para os Hospitais e Serviços de Saúde Militares e dos Veteranos, como tambem na rede de saúde da Universidade de Harvard.

Segundo afirma Wayne Jonas, MD, Diretor Fundador da Clinica de Medicina Alternativa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos:
A profissão de Quiropraxia está assumindo um  papel valioso e importante no sistema de saúde deste país e em todo o mundo. No momento que isto acontece, as batalhas profissionais do passado se desvanecem e o paciente finalmente será o maior beneficiado".

(he Chiropractic Profession, Grupo NCMIC, 2000)

Coluna Interativa da CLIC

Clique na imagem para acessar
a Coluna Interativa da Clic
colunainterativa

Novidades

18 de Setembro - Dia da Quiropraxia 18 de Setembro - Dia da Quiropraxia   Parabens a todos os quiropraxistas pelo seu dia
Como Dormir Como Dormir Durma ou de barriga para cima, com uma almofada ou travessei...
Sua Saúde Começa na Boca Sua Saúde Começa na Boca O que significa isto? Comer bastante frutas e verduras ...

Convênios e Parceirias

       logo       logo para site