CLIC - Clínica Internacional da Coluna

Brasília - Salvador - Ilhéus - Chapada Diamantina

Hérnia de disco e quiropraxia

hernia de discoA hérnia de disco é um problema muito comum hoje em dia, sendo algumas vezes a causa de dores lombares e no ciático.

O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa que separa as vértebras (osso da coluna). Serve como um amortecedor de impactos, ele tem o formato arredondado, na sua parte mais externa apresenta fibras em forma de anéis, essas fibras envolvem um núcleo pulposo, substância gelatinosa que fica no centro do disco.

 O problema acontece quando as fibras anulares se rompem, parcial ou totalmente, permitindo que o núcleo pulposo vaze do centro do disco, o que pode acontecer em diferentes direções, medial posterior comprimindo a medula espinhal, ou lateral posterior pinçando o nervo.

Existem várias causas para esse problema, mas quase sempre estão envolvidas alterações biomecânicas na articulação, ou seja, uma mudança na posição e movimento articular que força ou estressa o disco em uma determinada direção. Problema posturais, movimentos repetitivos, são outros exemplos de causas de hérnia discal.

O disco herniado comprime medula ou nervos, que além da dor pode provocar uma interferência no sistema de comunicação do corpo (o sistema nervoso). Essa interferência gera sintomas como dor, formigamento, diminuição de força, perda de coordenação motora, no membro atingido. Se a hérnia for cervical os sintomas acontecem nos braços, hérnia lombar, os sintomas acometem as pernas e a região da bacia, podendo inclusive alterar o funcionamento de órgãos, como bexiga, intestino. Menos comum é a hérnia na região dorsal cujos sintomas acontecem na caixa torácica, a pessoa pode sofrer com taquicardia, dores estomacais e outros.

hernia 2

Enfim, os sintomas neurológicos provocados pela hérnia de disco são devastadores.

A quiropraxia, através do ajuste vertebral específico, restaura a integridade neurológica e a biomecânica articular. O que resulta em menos estresse e compressão no disco, impedindo que a hérnia se agrave e, às vezes, até reduzindo ou eliminando os sintomas. Geralmente as pessoas com hérnia de disco permanecem no acompanhamento quiroprático de manutenção, a fim de manter a integridade articular e prevenir a recorrência das dores.

 

Taise Boff é Quiropraxista graduada pela Feevale/RS, em convênio com Palmer College of Chiropractic/EUA. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela FSG/RS. Membro da Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ desde 2005.

Coluna Interativa da CLIC

Clique na imagem para acessar
a Coluna Interativa da Clic
colunainterativa

Novidades

Quiropraxista entre as 10 Melhores Profissões Quiropraxista entre as 10 Melhores Profissões 7º: Quiroprático Com exigência de doutorado ou certifi...
José Loreto e a Quiropraxia José Loreto e a  Quiropraxia José Loreto investe na quiropraxia  para viver José A...
As Estruturas da Coluna As Estruturas da Coluna A coluna vertebral é formada por um grupo de ossos, chamado...
Sistema Nervoso Sistema Nervoso O sistema nervoso se parece com uma árvore suspensa pela ra...

Convênios e Parceirias

       logo       logo para site          

Parceiros