CLIC - Clínica Internacional da Coluna

Brasília - Salvador - Ilhéus - Chapada Diamantina

Definição

“A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações”. - Organização Mundial de Saúde (OMS), Directrizes sobre a Quiropraxia, 2005.

A palavra "quiropraxia" é formada a partir de dois radicais gregos, quiro(mãos) e praxis (praticar) – “praticar com as mãos”.

A profissão da quiropraxia enfatiza o poder natural do corpo para recuperar a si mesmo (homeostase), portanto não inclui o uso de drogas ou cirurgias. Os pacientes que necessitam destes  tipos de intervenção são encaminhados para atendimento médico.

Os quiropraxistas usam métodos naturais ou abordagens de tratamento não invasivos, incluindo tratamentos manuais, métodos físicos, programas de exercício, aconselhamento nutricional, modificação do estilo de vida e outros tipos de educação do paciente.

Há uma enfâse em manipulação articular, para qual o termo "ajustamento" é tradicionalmente utilizado em quiropraxia, devido a comprovada eficiência.

A quiropraxia é um curso de nível universitário, de 5 a 6 anos de duração em período integral.

Ela hoje está entre as três maiores profissões na área de saúde, junto com a medicina e odontologia, nos países desenvolvidos.

 

Coluna Interativa da CLIC

Clique na imagem para acessar
a Coluna Interativa da Clic
colunainterativa

Novidades

O Tratamento O Tratamento Os quiropraxistas são profissionais capacitados para diagno...
José Loreto e a Quiropraxia José Loreto e a  Quiropraxia José Loreto investe na quiropraxia  para viver José A...

Convênios e Parceirias

       logo       logo para site